- No primeiro GTI, de 1989, o emblema com o símbolo Volkswagen na tampa do porta-malas era maior do que nos outros modelos da marca.
- A cor do filete do para-choque cinza e dos apliques laterais do GTI 89 não é azul Mônaco como da carroceria, mas sim Azul Cobalto.
- Além da injeção eletrônica o GTI foi o primeiro carro nacional a utilizar antena no teto rosqueável, que logo se tornou uma febre. A antena, aliás, assim como a injeção, era importada.
- No GTI 1989 o símbolo VW na grade dianteira não era cromado, mas sim pintado em prata fosco.
- O único opcional do GTI 1989 era o ar-condicionado.
- O GTI 1989 só era disponível a gasolina porque não existia injeção eletrônica para carros a álcool em nenhum lugar do mundo, uma vez que o combustível era de uso 100% nacional. Na época inclusive alguns técnicos diziam que era impossível adaptar a injeção ao álcool.
- O GTI deveria ter sido lançado com freios a disco nas quatro rodas, mas em cima da hora ficou apenas com discos ventilados nas rodas dianteiras.
- O consumo divulgado na época do lançamento pela fábrica veio apenas em uma média de uso misto, cidade/estrada: 14,6 km/l.
- O GTI tinha duas bombas de combustível. Uma delas ficava dentro do tanque.
- O sistema de injeção do GTI 1989 era multiponto.
- O GTI 1989 não tinha sonda lambda. O sistema se baseava em métricas como posição da borboleta de aceleração, RPM e temperatura do motor e do ar.
- O nome do modelo do banco Recaro do GTI 1989 é Ipanema.
- Existe uma confusão enorme quanto à grafia correta da sigla, em especial para o ‘i”: maiúsculo ou minúsculo? Nos GTI de primeira geração a fábrica usava nos materiais do carro o nome GTI com o i em maiúsculo, apesar de no emblema do carro o i estar em minúsculo. No geração 2 foi o oposto: o emblema tinha o I em maiúsculo mas os materiais da fábrica chamam o carro de GTi, com o i em minúsculo. Do contra, eu?
- Em 1995 o GTi, já em segunda geração, ganhou como opcional os freios ABS. O desenvolvimento do sistema foi realizado no Polo Norte, em Slagnas, cidade sueca da Lapônia, sobre a superfície congelada do lago Storavan.
- O porta-malas do GTI quadrado era maior do que o do bolinha: 330 litros contra 279 litros.
- O lançamento do Gol GTI 16V à imprensa foi realizado no Hotel Estância Atibainha, no KM 55 da Rodovia Dom Pedro I, na cidade de Nazaré Paulista, em 31/8/95. O hotel existe até hoje.
- Em 1995 o GTI respondia por 3% das vendas totais da linha Gol. O Gol 1000 era o líder com 54%.
- Em 1995, aliás, a VW tinha três modelos GTI em oferta no Brasil: além do Gol em versões 8V e 16V, havia o Pointer GTI e o Golf GTI.
- O Gol GTI 16V tinha uma cor exclusiva: Vermelho Dakar. As demais, comuns a outros modelos, eram Branco Geada, Vermelho Sport, Preto Universal, Verde light e Branco Nacar, perolizada. O Verde Light só vinha com acabamento em tecido: nessa cor não era oferecido acabamento interno em couro.
- O acabamento interno em couro do GTI 16V Vermelho Dakar.
- O GTI 16V foi o primeiro carro nacional a oferecer alarme com comando à distância, que controlava abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e fechamento dos vidros.
Fonte: www.quatrorodas.abril.com.br