fbpx
Vai pegar estrada no feriado? Confira esse checklist para viajar tranquilo

Vai pegar estrada no feriado? Confira esse checklist para viajar tranquilo

Sabemos que pode ser muito perigoso pegar a estrada para uma viagem, seja ela curta ou longa. Acidentes e outros contratempos podem te deixar apreensivo antes de viajar, por isso é importante se atentar para alguns itens e fazer a manutenção correta do seu veículo para poder viajar tranquilo e com segurança. Confira esse checklist para fazer uma viagem de carro segura.

Revisão

Além do planejamento da viagem em si, a revisão do seu veículo é indispensável antes de você pegar a estrada. Isso porque problemas que podem ser facilmente solucionados dentro da cidade, podem se tornar uma grande dor de cabeça se ocorrerem no momento que você está dirigindo em uma rodovia. Não deixe para depois o que pode ser resolvido com um simples checklist. Sempre verifique itens como:

  • Pastilhas de freios e pneus
  • Alinhamento e balanceamento
  • Níveis de óleo, água do radiador e fluído de freios
  • Sistema elétrico
  • Extintor, estepe, triângulo e ferramentas emergenciais

Faróis e luzes

Fator fundamental para dirigir com segurança e evitar acidentes. Os faróis devem ser sempre verificados antes de pegar a estrada para que, caso apresentem algum problema, você possa resolvê-lo antes da viagem. Lembre-se de manter os faróis acesos em luz baixa durante toda a viagem ou enquanto dirigir por rodovias. Você pode ser multado se estiver com o farol desligado.

Itens de emergência

Para estar sempre preparado para qualquer tipo de emergência na estrada, é importante levar alguns itens em seu carro: kit de primeiros socorros, papel higiênico, protetor solar, contatos do seguro do carro, carregadores ou baterias extras para celular. Assim você pode viajar com mais tranquilidade sabendo que se acontecer qualquer imprevisto, você consegue resolvê-lo com facilidade.

Distância de segurança

Respeite sempre a distância de segurança entre um veículo e outro. A regra é estar sempre em uma distância que você consegue ver os pneus de trás do carro da frente. Assim você evita acidentes no caso de o veículo da frente frear bruscamente e pode dirigir com mais segurança.

Saúde do motorista

Certifique-se de que está bem para dirigir. Se possível, vá sempre com alguém no carona para te substituir caso necessário. Antes de pegar a estrada, alimente-se e hidrate-se. Sempre opte por alimentos leves para não dirigir com o estômago pesado – sabemos que pode ser bem desconfortável, né?

Trajeto

Se você vai dirigir um percurso que já está acostumado, nem precisará dar uma olhada no GPS, basta acioná-lo caso queira ter ainda mais segurança no trajeto. Mas, se você não conhece o percurso que vai fazer, é importante estudá-lo com muita atenção e prevenir-se certificando-se de alguns pontos como: condições da estrada, tempo de viagem, postos de gasolina, pedágios e outros detalhes.

Bagagem

É física: quanto mais pesado estiver o carro, mais gasto de combustível você terá. Então, para que você possa viajar com mais segurança e evitar gastos excessivos com gasolina, atente-se para o quanto de bagagem você está levando.

É importante seguir sempre esse checklist para ter uma viagem segura e sem muitas complicações. Antes de viajar, faça uma revisão!

Gostou do post? Conte para a gente nos comentários. Aproveite para nos seguir também nas redes sociais e fique de olho nas nossas novidades.

Leia mais:

Medo do exame de direção? Veja dicas para aliviar a ansiedade antes da prova

Escutar música ao dirigir pode combater estresse no trânsito

Entenda a importância da troca de óleo e onde fazer o procedimento

Solicite um orçamento