fbpx
Reciclagem preventiva: o que é e quando fazer

Reciclagem preventiva: o que é e quando fazer

Não precisa esperar atingir a pontuação máxima na CNH para fazer a reciclagem! Isso, graças a reciclagem preventiva – uma modalidade que vai antecipar o vencimento dos seus pontos.

Confira como funciona:

O que é a reciclagem preventiva?

A reciclagem preventiva é uma modalidade do curso, que permite aos motoristas que exercem atividade profissional remunerada (taxistas, motoristas de app, motoboys, motoristas de ônibus e afins), fazer o curso antes de completar os 20 pontos na carteira. 

Mais especificamente, está liberado fazer o curso quando a pontuação estiver entre 19 e 14 pontos acumulados. O que é ótimo, pois o motorista não precisa ficar sem exercer seu trabalho para fazer o curso nem correr o risco de ficar com a CNH suspensa.

Uma outra especificidade de quem pode realizar o curso preventivo é que o condutor seja habilitado nas categorias C (veículos de carga, como caminhões), D  (veículos de transporte de passageiros, como ônibus e vans) ou E (veículo conjugado, como carreta com reboque ou trailer).

Essa modalidade é regulamentada pela Lei Federal 13.281/2016.

Como funciona o curso preventivo online?

O curso de reciclagem preventiva online é ofertado 100% online e 100% a distância. Ele possui carga horária de 30 horas/aula em vídeo, cujo objetivo é levar o condutor a rever os conhecimentos aprendidos na autoescola e mudar sua postura no trânsito. 

Para isso, as matérias abordadas são:
– Relacionamento interpessoal
– Direção defensiva
– Primeiros socorros
– Legislação de trânsito

Depois de assistir todas às aulas, o aluno precisa realizar uma prova teórica composta por 30 questões e ter êxito de, pelo menos, 70%. 

A versão EAD do curso é ótima para quem não tem tempo de realizar presencialmente e muito mais prática. Você pode assistir às aulas diretamente do conforto da sua casa, no horário que desejar.

Se você depende da sua carteira para seu trabalho, não corra o risco de ficar 6 meses sem dirigir! Faça a reciclagem preventiva e zere os pontos da sua CNH, de forma legal e autorizada pelo DETRAN-PR.

Solicite um orçamento