fbpx
Qual a diferença entre as categorias de habilitação?

Qual a diferença entre as categorias de habilitação?

Chegou a hora de fazer sua carteira e a primeira pergunta que te fazem é “você quer A ou AB?”. O que será que é isso? Ou melhor, você precisa tirar habilitação de ônibus, mas não sabe ao certo os requisitos ou qual a categoria que ela se encaixa. 
Saber a diferença entre as categorias de habilitação existes é super importante. Por isso, hoje queremos te ajudar a desvendar essas diferenças!

Diferença entre as categorias de habilitação

Categoria A

diferença-categorias-habilitação-autoescola-bello

A categoria A permite a habilitação para dirigir veículos de duas ou três rodas, com motor, com ou sem carro lateral. Alguns exemplos desse tipo de veículos são: motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos.

Categoria B

diferença-categorias-habilitação-autoescola-bello

A categoria B é a mais comum de todas! Ela inclui habilitação para dirigir automóveis automóveis para até 8 pessoas e o peso tem que ser inferior a 3.500kg. Esses veículos podem ser desde táxis, vans, carros de aluguel, caminhonete, camioneta até outros utilitários que estejam dentro das regras.

Categoria C 

diferença-categorias-habilitação-autoescola-bello

Essa categoria, por sua vez, possui mais requisitos do que as anteriores. Para tirar essa habilitação, é preciso já possuir a habilitação da categoria B por mais de um ano e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses. Ela habilita o motorista a dirigir veículos de carga, que não sejam articulados e pesem mais que 3.500kg. Dentre esses veículos, estão: caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.

Categoria D

diferença-categorias-habilitação-autoescola-bello

A categoria D habilita o motorista para dirigir veículos com mais de 8 pessoas, como os veículos de transporte de passageiros como ônibus, micro-ônibus e vans. Mas, para conseguir essa habilitação é preciso ter mais de 21 anos e possuir habilitação da categoria B há 2 anos ou da categoria C há 1 ano. Também é importante não ter cometido nenhuma infração média nos últimos 12 meses.

Categoria E

A última categoria existente, é difícil para conseguir mas te permite dirigir a maioria das categorias existentes! A categoria E permite a condução de veículos motorizados combinados – que são veículos acoplados. Para requisitar essa habilitação, é preciso ter mais de 21 anos, estar habilitado na categoria C há pelo menos 1 ano e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses. 

E, caso você se pergunte… “O que acontece se eu dirigir um veículos sem a habilitação correta da categoria?” Fazer isso, gera uma infração gravíssima, 7 pontos na CNH, uma multa de mais de R$586,94 e a retenção do veículo.

Ou seja, não ande sem a habilitação correta!

Leia mais:

7 motivos para você tirar sua carteira de habilitação

Novas Regras para obter a Carteira de Habilitação

Solicite um orçamento