fbpx
O passo a passo da aprovação: tudo que você precisa saber para tirar sua CNH

O passo a passo da aprovação: tudo que você precisa saber para tirar sua CNH

O processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode até parecer um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. Às vezes, por falta de informações sobre como funciona o procedimento e as etapas necessárias para conseguir tirar a CNH, muitos desistem ou até tem medo de tentar começar a fazer um curso. A Autoescola Bello preparou um post especial para explicar todas as etapas para você alcançar o sonho de dirigir. Confira!

Primeiro de tudo: lembre-se que para conseguir a Permissão para Dirigir (PPD), que vem antes da CNH, há pré-requisitos, prazos, taxas e exames necessários antes de começar um curso teórico em uma autoescola autorizada. Por isso, fique atento à todas as etapas que vamos esclarecer neste post para conquistar a sua liberdade e finalmente tirar a sua primeira habilitação! 

Para tirar a CNH, o aspirante a condutor precisa cumprir alguns pré-requisitos:

  • Ter completado 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identidade ou equivalente;
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Possuir comprovante de residência.

Como obter a sua primeira habilitação

Passo 1: Inscrição para tirar a CNH

O interessado em tirar a CNH deve preencher um formulário de inscrição inicial online e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O cadastro também pode ser realizado pessoalmente na sede do Departamento de Trânsito, na Ciretran das cidades do interior ou em algum Centro de Formação de Condutores (CFC). 

Aqui na Autoescola Bello nós fazemos todo o procedimento de inscrição para aspirantes a condutor, entre em contato conosco!

Antes da pandemia do COVID-19, o candidato tinha 12 meses para concluir o processo de obtenção da PPD – contado a partir da data de inscrição. Se o processo passasse de um ano e o candidato não conseguisse a aprovação, era necessário reiniciar todo o processo. 

Agora, por causa da situação de calamidade pública em que o país se encontra, o prazo foi ampliado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 18 meses. 

Passo 2: Exames psicológicos (psicotécnico) e de aptidão física e mental (médico)

Os exames médico e psicotécnico podem ser agendados pelo telefone de uma clínica cadastrada, que consta na taxa de inscrição inicial, ou pessoalmente – na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

Nós também te ajudamos nesse processo, basta entrar em contato pelo telefone (41) 3013-5656. 

Na maioria dos estados do Brasil, o candidato não pode escolher o local em que fará o exame, mas pode escolher a data e o horário, conforme disponibilidade das clínicas que fazem esse procedimento. O agendamento deve ser feito através do telefone impresso no Documento de Arrecadação Estadual (DAE), disponibilizado após a inscrição para a obtenção da CNH. 

As taxas dos exames médico e psicotécnico podem ser pagas na clínica, em dinheiro, no dia do exame. É na clínica que vão tirar a foto do candidato – esta será a foto que aparecerá no seu documento de PPD e, depois, na CNH. 

Os resultados dos exames são informados ainda no mesmo dia, bem como o motivo de reprovação, nos casos em que os candidatos não são aprovados. Se o aspirante a condutor for considerado apto, ele poderá escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado pelo Detran para iniciar as aulas teóricas. 

A Autoescola Bello atua como Centro de Formação de Condutores (CFC) há mais de 35 anos e é credenciada pelo Detran, sendo um dos maiores Centros de Formação de Condutores do sul do país. 

Passo 3: Curso Teórico Técnico

O Curso de Legislação é obrigatório e o candidato deve cursar no mínimo 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito brasileira. Atualmente, nossas sedes contam com o controle de acesso biométrico para que o aluno possa assistir às aulas. 

Após terminar o curso, o candidato deve efetuar o pagamento da Prova de Legislação (prova teórica) e agendar o exame. 

Passo 4: Como funciona a prova teórica?

O agendamento da data da realização da prova teórica, bem como a emissão do documento DAE, poderá ser feito pelo candidato no site do Detran, pessoalmente nas sedes do Detran ou aqui na Autoescola Bello. Feito isso, será emitido um comprovante de agendamento com o dia, horário e local em que será feita a prova. 

O candidato pode escolher o dia, local e turno de realização da prova, mas não o horário. Para ser aprovado na prova teórica, o Exame de Legislação, o candidato deve pontuar 21 ou mais pontos. O resultado pode ser consultado no site do Detran. 

  • Cancelar agendamento: Caso o candidato queira mudar a data da prova, ele precisará comparecer ao Detran para solicitar o cancelamento em até 48 horas úteis antes da data da prova;
  • Reagendamento: O candidato poderá agendar uma nova data para fazer a prova 24h após o cancelamento. O reagendamento também pode ser feito através do site do Detran;
  • Candidato reprovado: Se reprovado, o candidato poderá realizar uma nova prova após 15 dias. A remarcação pode ser feita a partir de 2 dias úteis da reprovação, mediante o pagamento de um novo Documento de Arrecadação Estadual (DAE);
  • Candidato ausente: O candidato que não comparecer à Prova de Legislação pode marcar um novo exame após o pagamento de um novo DAE.

Passo 5: Aulas práticas

Após a aprovação na prova teórica, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) antes de iniciar as aulas práticas.

Para Categoria B – É necessário que o candidato realize no mínimo 20 horas/aula de prática veicular em via pública, sendo 1 hora/aula no período noturno.

Para Categoria A – Para obtenção da categoria A, é necessário fazer no mínimo 20 horas/aula, sendo 1 hora/aula no período noturno.

Passo 6: Exame de direção

Para agendamento do exame prático de Direção Veicular, é necessário efetuar o pagamento do DAE do Exame de Direção. O exame é marcado pela Autoescola Bello e o dia, horário e local de realização da prova é escolhido pela Delegacia de Trânsito de cada cidade.

  • Candidato reprovado: Se reprovado, o candidato poderá realizar um novo exame após 15 dias. O agendamento deverá ser feito na autoescola, na semana seguinte à semana da reprovação, mediante o pagamento de um novo DAE.
  • Candidato ausente: O candidato que não comparecer ao Exame de Direção Veicular pode marcar um novo exame, também após o pagamento de um novo DAE.

Conquiste sua liberdade!

Dirigir é uma conquista e você merece isso. Entre em contato com os nossos consultores e comece já o primeiro passo para alcançar esse sonho!

Nosso Whatsapp

Solicite um orçamento