fbpx
Novas Regras para obter a Carteira de Habilitação

Novas Regras para obter a Carteira de Habilitação

Desde setembro de 2019 algumas mudanças ocorreram para a obtenção da tão desejada Carteira Habilitação. Há algum tempo muitas normas eram questionadas, principalmente quanto a sua necessidade e efetividade. É o caso, por exemplo, do simulador, que causou grande polêmica em sua implantação e, agora, deixou de ser obrigatório.

Mas, entre tantas mudanças propostas na resolução 778 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com certeza agora ficou um pouquinho mais fácil de obter sua CNH. Se seu desejo é começar o ano habilitado, confira as novas regras que vão facilitar seu processo:

Novas regras para obtenção da Carteira de Habilitação

Novas Regras para obter a Carteira de Habilitação
  • Redução das aulas práticas

O número de aulas práticas exigidas para a obtenção da CNH da categoria B era de 25 horas/aula desde 2015. Com a mudança, a carga diminuiu para 20 horas/aula.

  • Redução das aulas noturnas

Tanto para a categoria A quanto para a categoria B, agora é exigido apenas uma hora/aula prática realizada no período noturno. Antes, era exigido que fossem realizadas 20% das aulas no período da noite, para o aluno treinar mais.

  • Obrigatoriedade de aulas no simulador

Desde 2014 era exigido que fossem realizadas 5 horas/aula no simulador – um aparelho com um software que oferece ao aluno uma experiência de noção real de dirigir um veículo. Agora, o aparelho não é mais obrigatório, passando a ser de livre escolha do aluno (em autoescolas que ainda possuem o aparelho).

  • Habilitação para ciclomotor

Quem possui um ciclomotor de até 50cm³ – as famosas “cinquentinhas” – agora podem tirar a habilitação com maior facilidade. Com as novas regras, passa a ser exigido apenas 5 horas/aulas práticas, que antes eram 20 horas/aulas obrigatórias. Além disso, para realizar a prova ele não precisa ter realizado aulas teóricas, apenas práticas. Caso reprove, aí sim é obrigatório realizar aulas práticas.

Vale a pena lembrar que a autoescola é um local de aprendizado. Então, mais do que aulas obrigatórias ou processos, é importante focar que esse é o momento de aprender tudo que for preciso para você se tornar uma motorista excelente.

Apesar do simulador não ser mais obrigatório, também é válido ponderar que somente com ele é possível simular situações como chuva, granizo, dirigir a noite e até mesmo dirigir sob os efeitos do álcool. Ou seja, ainda mais aprendizado para você.

Gostou desse assunto? Para conferir ainda mais novidades, acompanhe nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

Solicite um orçamento