fbpx
Não caia nas fake news sobre trânsito!

Não caia nas fake news sobre trânsito!

As fake news se tornaram muito comuns nas redes sociais, principalmente no WhatsApp. O trânsito também tem sido alvo das fake news também e, nas últimas semanas, algumas informações falsas circularam sobre medidas do DETRAN meio a pandemia do coronavírus.

Circulou na rede uma mensagem falando que motoristas que estivessem dirigindo sem máscaras seriam multados pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. A mensagem também afirmava que o condutor perderia 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pagaria uma multa no valor de R$128,00.

Mas a mensagem É FAKE, segundo afirmado pela assessoria tanto da Guarda Municipal, da Polícia e em nota do DETRAN/PR.

fake-news-transito-autoescola-bello
Divulgação: DETRAN/PR

Com tantas informações circulando na internet, fica realmente difícil diferenciar o que é verdade e o que é mentira. Nossa dica é que você sempre busque informações em jornais e site de confiança, além de verificar a fonte e procurar se a informação existe em outros lugares. 

Tome muito cuidado com notícias que circulam nas redes sociais. Principalmente agora meio a pandemia do coronavírus, que é o momento onde mais precisamos tentar combater essas fake news. O próprio aplicativo WhatsApp, para ajudar seus usuários, elaborou uma lista com dicas para não cair em fake news na rede. Confira:

Como não cair em fake news

1. Escolha fontes de informações confiáveis

Escolha fontes de informações confiáveis para ler notícias. Se sua dúvida é sobre questões relacionadas ao coronavírus, consulte diretamente a Organização Mundial de Saúde ou o ministério da saúde de seu país. 

2. Confirme os fatos com organizações de checagem de fatos

Se você receber uma notícia e estiver em dúvida sobre a veracidade dela, consulte uma das organizações de checagem de fatos. Nesta página, o WhatsApp lista todas essas organizações, disponíveis em diferentes países. 

3. Cuidado com mensagens encaminhadas

Mensagens encaminhadas são a principal forma de disseminação de fake news pelo WhatsApp. Tome cuidado: se você não tem certeza se aquela mensagem é verdadeira, não encaminhe para ninguém! 

4. Desconfie de mensagens alarmantes

Se você receber áudios, vídeos ou mensagens com alguma mensagem de cunho duvidoso, desconfie e verifique a informação em sites confiáveis. Essas mensagens são bem comuns, alguns exemplos são os áudios que afirmam ser de alguma autoridade, receitas milagrosas ou promoções fakes.

E uma dica da Autoescola Bello para você: se você tiver alguma dúvida sobre algum assunto relacionado ao trânsito, consulte diretamente o DETRAN/PR ou entre em contato conosco para te auxiliarmos. Nossa equipe está disponível para ajudá-lo!

Leia mais:
CNH Vencida: multas e renovação
Olha que bacana: Nissan lança livro para colorir durante a quarentena
Como higienizar corretamente seu carro durante a pandemia

Solicite um orçamento