fbpx
Medo do exame de direção? Veja dicas para aliviar a ansiedade antes da prova

Medo do exame de direção? Veja dicas para aliviar a ansiedade antes da prova

É comum que muitos condutores desistam depois de tentativas sem sucesso de aprovação na temida prova de direção do DETRAN. O exame, apesar de simples, leva muitas pessoas a reprovarem por vários motivos, mas o principal é o medo. O medo antes da prova pode ser um grande empecilho para aqueles que almejam conseguir a carteira de habilitação.

Esse medo pode ser desencadeado por alguns fatores como ansiedade, nervosismo e o próprio receio da reprovação. Hoje, trouxemos dicas para você realizar o exame de forma tranquila e conseguir a aprovação!

Treine o percurso e revise os passos da prova

Se ainda restarem aulas com o seu instrutor, peça a ele que simule o trajeto da prova prática para que você ganhe confiança e revise todos os passos que serão solicitados pelo examinador no dia do exame.

Adquira confiança e treine os pensamentos negativos

Não deixe que o nervosismo fale mais alto. Você sabe que treinou e sabe que, se seguir os passos de tudo que aprendeu, com certeza irá conseguir a tão sonhada aprovação no exame de direção. Afaste os pensamentos negativos do tipo “não vou conseguir”, “não vou passar, não quero reprovar”. Evite ficar lendo sobre o exame e não fique perguntando as pessoas próximas a você se foi difícil. O que é mais fácil para alguns, pode ser muito difícil para outros. Portanto, treine seus pensamentos para que sejam positivos e confie no que aprendeu.

Alimentação leve

Sabe quando a ansiedade bate e dá ainda mais vontade de comer besteiras e alimentos processados? Isso pode prejudicar o seu rendimento no dia da prova, pois o estômago fica pesado e o cérebro não consegue trabalhar bem. Por isso, antes e no dia da prova, procure se alimentar bem e hidrate-se. Lembre-se de que o corpo precisa estar disposto para realizar o exame. Dicas: tome bastante água e sucos naturais, coma sanduíches, saladas e alimentos leves.

Durma cedo

O sono é um dos principais fatores que podem te auxiliar ou prejudicar na hora de fazer o exame de direção. Durma cedo e procure cumprir com as 8 horas necessárias para uma boa rotina de sono. Evite tomar calmantes, relaxantes e analgésicos, eles podem fazer o efeito contrário do que você busca, que é a calma para conseguir fazer uma boa prova.

No dia da prova

Procure se alimentar bem, manter uma boa hidratação para ajudar na oxigenação do cérebro, mantenha a mente tranquila e evite ficar lendo notícias ou coisas que lhe deixam ansioso. Isso só vai piorar o nervosismo. Se precisar, faça uma pequena meditação para relaxar e pense positivo. Se você estudou, praticou e sabe tudo que precisa para fazer uma boa prova, já é metade do caminho andado: agora você só precisa fazer a prova.

Não esqueça:

– Documento original com foto (RG) ou documento oficial com foto (não leve cópia autenticada)

– Sua LADV – licença aprendizagem

– Agendamento do seu exame ou protocolo

– Não esqueça de estar com sapato sem salto e bem preso aos pés, de preferência tênis ou sapato fechado.

Lembre-se de que você precisa manter a calma para poder dirigir com tranquilidade. Não pense que o examinador dificultará o exame, não pense se está realmente apto para conseguir a aprovação e não deixe que os pensamentos negativos falem mais alto. Você consegue!

Gostou dessas dicas? Conte para a gente nos comentários. Aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique por dentro de notícias e mais dicas que postamos sempre aqui no blog.

Leia mais:

Escutar música ao dirigir pode combater estresse no trânsito

Entenda a importância da troca de óleo e onde fazer o procedimento

Aventura em duas rodas: conheça algumas vantagens das motos

Solicite um orçamento