fbpx
GNV é seguro? Vale a pena?

GNV é seguro? Vale a pena?

O gás natural veicular (GNV) é uma opção de combustível alternativa que gera muitas dúvidas. Ele é seguro? Vale a pena pagar o preço? É mais econômico que os demais? As dúvidas são várias, por isso hoje queremos desvendar junto com você um pouco mais sobre esse combustível!

Esse combustível é destinado apenas para veículos automotores, e duas de suas principais características são: o preço relativamente baixo e o fato de ser um combustível mais ecológico. 

Ele é mais ecológico porque é formado por hidrocarbonetos leves, como o metano e o etano. Então sua utilização acaba reduzindo cerca de 65% a emissão de gases poluentes ao meio ambiente. 

Em relação ao preço do GNV, temos uma grande polêmica. Seu preço para abastecimento nos postos é, de fato, mais em conta que os demais combustíveis, ficando na faixa de preço do etanol. Mas muitos questionam que o valor da instalação acaba encarecendo muito e faz com que não valha a pena a instalação. Contudo isso é um mito, pois a instalação dele será realizada apenas uma vez e, se você colocar na ponta do lápis, o retorno desse investimento valerá a pena com a economia do abastecimento. Além disso, o rendimento desse combustível é muito superior aos demais – e é aqui que está o verdadeiro custo-benefício de seu uso.

GNV é seguro - Vale a pena - Autoescola Bello

O GNV tem um rendimento muito superior aos outros combustíveis: um metro cúbico de GNV é suficiente para um automóvel percorrer 13 quilômetros, enquanto um carro a álcool percorre aproximadamente 7 quilômetros com um litro do combustível. Em uma comparação média, levando em conta o abastecimento com apenas R$30,00, podemos notar a diferença de rendimento dos principais combustíveis:

A Abegás – Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado realizou um levantamento que mostrou que a economia do uso de GNV em comparação ao uso de gasolina, pode variar entre 43% e 58%, de acordo com o preço de abastecimento.

Ou seja, apesar do investimento de instalação, a economia a longa-prazo com certeza será muito vantajosa.

O GNV é seguro?

Essa é uma dúvida frequente, principalmente por causa da ideia de que o cilindro de GNV pode explodir em um acidente – o que é um verdadeiro mito. Isso não irá acontecer, ainda mais se todas as inspeções de instalações estiverem em dia. Algo que é super importante você se atentar desde o início da instalação, até mesmo depois, durante as revisões periódicas.

Quando for instalar o kit de GNV em seu automóvel, busque um local autorizado pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Você pode encontrar a oficina homologada mais próxima de você no próprio site do órgão.

Se você está pensando em instalar GNV em seu automóvel, avalie se será vantajoso para você e busque sempre locais confiáveis!

Leia mais:
Especial Dia Mundial do Meio Ambiente
Não caia nas fake news sobre trânsito!
CNH Vencida: multas e renovação

Solicite um orçamento