fbpx
Especial Dia Mundial do Meio Ambiente

Especial Dia Mundial do Meio Ambiente

Desde 1972, no dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data surgiu com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Hoje, o maior objetivo da data é chamar atenção da população para os problemas ambientais e promover práticas para a preservação do meio ambiente.

Há muitas décadas, o homem vem degradando a natureza de várias formas como o desmatamento, o desperdício de água, o descarte inadequado do lixo etc. Tudo isso está acabando com nosso planeta e com nossos recursos naturais.

Por isso, por causa dessa data, esse mês aqui em nosso blog, queremos falar sobre alguns temas relevantes associados tanto a trânsito como ao meio ambiente.

Hoje, para iniciar, queremos te mostrar algumas atitudes que você pode tomar em relação ao transporte, para contribuir com a preservação do meio ambiente.

Lembrando que a lista de práticas é longa e essa luta vai muito além disso. É preciso conscientizar principalmente os grandes órgãos que têm o poder para tomar decisões assertivas e efetivas em prol do meio ambiente.

6 ações para contribuir com o meio ambiente

Mas você já pode fazer sua parte! Por isso, confira as sugestões que preparamos.

1. Rodízio de carro

O rodízio de carros já é muito adotado em grande metrópoles, mas se em sua cidade ainda não for obrigatório, por que não organizar um rodízio entre os carros do seu condomínio ou da sua própria casa? Combine com seus vizinhos formas e horários de vocês irem juntos para alguns lugares, ou então combine com o pessoal da sua casa de saírem um dia mais cedo para todos irem em um carro só para seus destinos. Essa é uma forma de contribuir para o trânsito nas ruas, além de ajudar o meio ambiente.

2. Andar de bike

A bicicleta é uma meio de transporte totalmente ecológico e prático. Precisou ir até a panificadora? Vá de bike. Mora e trabalha no mesmo bairro? Vá de bike. Sempre há situações que dá pra optar por essa forma de transporte, além de fazer um exercício extra.

3. Não jogar lixo pela janela do carro

Parece algo óbvio para não se fazer, mas muitas pessoas ainda tem essa prática. Chicletes, bituca de cigarro, todos parecem pequenos, mas no meio ambiente são totalmente poluentes, além de não serem biodegradáveis.

4. Adote o transporte coletivo

Apesar do carro trazer um conforto extra, sabemos que ficar horas no trânsito e gastar bem mais com combustível não é nada legal. Além disso, pense o quanto cada carro acaba poluindo o meio ambiente para, muitas vezes, transportar apenas uma só pessoa. Pensando nisso, escolha alguns dias na semana para se locomover de transporte coletivo – uma prática mais sustentável e com a qual você vai poder contribuir para o meio ambiente.

5. Lave seu carro a seco

Em média, em uma lavagem de um carro de porte médio são gastos cerca de 450 litros de água. Já pensou? Fora o desperdício muitas vezes causado pela mangueira com a torneira aberta, que contribui ainda menos para a preservação desse bem natural. 

Mas, a boa notícia é que já existe uma opção mais ecológica para lavagem do seu carro, a lavagem a seco. Esse método é super eficiente e gosta pouquíssima água. Nessa lavagem, é utilizado apenas um produto próprio de limpeza, que é passado com toalhas de microfibra que removem toda a sujeira. Os profissionais desse tipo de lavagem garantem a limpeza eficiente e sem danificar a lataria do carro. 

Essas são algumas práticas que você pode adotar agora mesmo! Tem mais alguma sugestão? Comenta aqui embaixo!

Leia mais:
Não caia nas fake news sobre trânsito!
CNH Vencida: multas e renovação
Olha que bacana: Nissan lança livro para colorir durante a quarentena

Solicite um orçamento