fbpx
Escutar música ao dirigir pode combater estresse no trânsito

Escutar música ao dirigir pode combater estresse no trânsito

Você sabia que o estresse causado pelo trânsito pode ser um fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares? O risco de um infarto pode ser muito maior se você se estressa com aquele congestionamento típico das grandes cidades. Uma das soluções pode ser a simples troca da playlist que você escolhe escutar quando está dirigindo. Por isso, um estudo realizado pela Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) apontou que músicas do gênero instrumental funcionam muito bem ao combate desse estresse no coração.

O estudo analisou o efeito da música em cinco mulheres saudáveis com idades entre 18 e 23 anos, que dirigem de uma a duas vezes por semana e tiraram a carteira de habilitação recentemente. A escolha disso se deve ao fato de que motoristas mais velhos e que dirigem com mais frequência já estão habituados e melhor adaptados às situações estressantes causadas pelo trânsito.

Para analisar os níveis de estresse, as mulheres foram submetidas a um medidor de frequência cardíaca. A variabilidade dos batimentos cardíacos é diretamente influenciada pela atividade do sistema nervoso (simpático e parassimpático) que acelera e desacelera os batimentos, respectivamente.

O teste, portanto, foi realizado no horário de pico do trânsito da cidade de Marília, no estado de São Paulo, entre as 17h30 e 18h30. O estudo mostrou que quando as mulheres não ouviram música, elas tiveram batimentos cardíacos mais acelerados, gerando o fator estressante. Quando a música estava ligada, os batimentos diminuíram, mostrando que as voluntárias estavam mais calmas.

Para o coordenador do projeto, ouvir música diminuiu a sobrecarga de estresse que as voluntárias foram submetidas ao dirigir. Isso significa que o que você anda escutando no trânsito pode ter influência na quantidade de estresse você está submetendo o seu coração. Vamos mudar essa playlist?

Leia mais:

Entenda a importância da troca de óleo e onde fazer o procedimento

Aventura em duas rodas: conheça algumas vantagens das motos

Acidentes de trânsito: tudo que você precisa saber

Solicite um orçamento