fbpx
Entenda como funciona a CNH digital

Entenda como funciona a CNH digital

Com a tecnologia cada vez mais inserida em nosso dia a dia, nosso cotidiano tem se tornado cada vez mais prático. É possível pedir um almoço pelo celular, realizar transações bancárias online e diversas outras facilidades. Dentre essas facilidades a CNH digital foi mais uma facilidade criada para o nosso dia a dia. 

A CNH Digital, foi implementada em Julho de 2017 pelo Conselho Nacional do Trânsito junto com Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Com a intenção de facilitar a  vida do motorista.

O que é a CNH Digital? 

É a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação, e tem o mesmo valor jurídico do que a carteira física, que continuará sendo emitida normalmente.

Como obter a CNH Digital?

A CNH Digital só poderá ser emitida para quem tem a nova CNH, com QR Code – um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos. Fica na parte interior das carteiras de habilitação. Para obtê-la são necessários os seguintes passos:

  • Portar a CNH impressa no formato atual, com QR code;
  • Cadastre-se no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran);
  • Ir ao Detran do seu estado e confirmar seus dados (quem optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo online);
  • Caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor a ser pago;
  • Baixar o aplicativo gratuito da CNH digital ou e-CNH, que estará disponível nas lojas oficiais da Apple e do Google;
  • Acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran enviará ao e-mail que você cadastrar no Portal de Serviços, quando o estado estiver disponibilizando a e-CNH;
  • Criar uma senha de quatro dígitos e acessar o documento no celular.

Além de prática e sempre a mão, existem várias outras vantagens como: Permite a recuperação do documento em caso de perda, tem maior durabilidade, validação eletrônica e mobilidade.

E para você que ainda não possui sua cnh, solicite seu orçamento na Bello, e assumo o controle da sua vida!

Gostou desse assunto? Para conferir ainda mais novidades, acompanhe nossas redes sociais:

Instagram
Facebook

Solicite um orçamento