fbpx
Dicas para lavar o carro em época de racionamento

Dicas para lavar o carro em época de racionamento

Sabemos que o tempo no inverno é, geralmente, muito seco. Mas o Paraná vem sofrendo com um período mais árido desde meados de maio a julho, quando as chuvas diminuíram cerca de 80% em todo o estado – com exceção de parte do Centro-Oeste e Sudeste, a média de chuvas ficou bem abaixo do normal, segundo informações do Simepar.

Com isso, a Sanepar tem feito o rodízio de abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana e, a partir do dia 14 de agosto, começa a vigorar um novo sistema. Agora, a população dividida em três grupos de bairros (e não mais em cinco), ficará um dia e meio sem água e um dia e meio com água (36 horas X 36 horas). Essa medida é necessária devido à forte estiagem que ainda está afetando os níveis dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). Por isso, pede-se que a população adote à campanha “Meta20”, que visa a economia de 20% do consumo de água para prevenir uma escassez maior.

No entanto, muitas pessoas ainda não têm a consciência da necessidade de economizar água e continuam com seus hábitos normalmente – hábitos esses, que podem ser muito prejudiciais a essa escassez e ao próprio meio ambiente. Você sabia que são necessários 300 litros de água para aproximadamente meia hora de lavagem de um carro? É, essa quantidade realmente impressiona quando pensamos no quanto levamos para lavar apenas um carro. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a economizar e lavar o seu carro de forma mais sustentável!

Evite mangueiras, utilize baldes

Em vez de deixar a mangueira ligada, que tal encher um balde e se limitar a usar somente aquela quantidade de água? Utilizando um balde para lavar e um para enxaguar, você se limita a usar menos do que 20 litros cada vez que for lavar o seu carro. Se gastamos 300 litros a cada meia hora de lavagem, a economia representa mais de 90% se forem gastos apenas 20 litros!

Armazene a água da chuva

Quer gastar menos ainda? A melhor opção é armazenar a água daqueles dias chuvosos para ter sempre um reservatório em casa e, assim, economizar ao lavar seu automóvel. Para armazenar a água da chuva, basta deixar várias bacias ou baldes espalhados no quintal, assim você armazena a maior quantidade de água possível. Depois, é só se organizar para lavar seu carro quando o sol sair. Você vai se espantar com o tanto de água que você pode armazenar – e, consequentemente, economizar.

Utilize produtos de lavagem a seco

A lavagem a seco tem se mostrado uma alternativa muito sustentável para lavar carros, pois usa pouca água no processo. Em vez da água, a limpeza acontece por meio de produtos biodegradáveis fabricados para facilitar a remoção de sujeiras. Pode confiar nesses produtos, eles limpam que é uma beleza!

Usando apenas um copo de água

Se você achou que não era possível usar apenas um copo d’água para lavar o seu carro, achou errado! Pensando nisso, postos de gasolina e lava-cars já buscam, também, alternativas mais ecológicas. A ideia é utilizar apenas um copo de água para diluir um produto biodegradável que, armazenado a um borrifador, é capaz de limpar um carro por inteiro. O processo é simples: borrifar o produto em todo o veículo e ir limpando com um pano de microfibra para finalizar.

Gostou das dicas? Com essas ideias, você economiza e o meio ambiente agradece!

Leia mais:

5 transportes mais ecológicos e sustentáveis

Combustível: como economizar?

Coronavírus: não usar máscara dá multa?

Solicite um orçamento