fbpx
Como higienizar corretamente seu carro durante a pandemia

Como higienizar corretamente seu carro durante a pandemia

Nos últimos dias, com a pandemia por causa do novo coronavírus, uma medida super importante passou a fazer parte de nossa rotina: a higienização. Seja das mãos, dos objetos e até de nossa roupa, higienizar os objetos é uma parte essencial no combate ao vírus. Essa medida vale também para os automóveis.

Há diversos cuidados que você deve tomar para higienizar corretamente seu carro durante a pandemia, para minimizar os riscos de contágio. 

O ideal mesmo é ficar em casa e se cuidar. Mas sabemos que muitos ainda precisar sair para trabalhar ou para recorrer a serviços essenciais como ir ao supermercado e à farmácia.

Por isso, separamos algumas dicas de higienização correta do seu automóvel. Confira:

Como higienizar corretamente seu carro durante a pandemia

Limpeza geral

Para começar, mantenha regularmente uma boa limpeza interna do veículo. Comece limpando toda a sujeira aparente do carro, eliminando acúmulos de embalagens e outros objetos. Para as superfícies, utilize um pano úmido com água e detergente neutro. Passe bem pelo painel, pelo volante, alavanca de câmbio e todas as superfícies plásticas.

Depois dessa primeira limpeza, você pode utilizar desinfetante de uso geral para completar sua limpeza. Não é necessário higienizar com álcool a gel, visto que o desinfetante já elimina as bactérias.

Não use água sanitária para a limpeza das superfícies do carro, pois ela pode danificar principalmente as partes metálicas e em tecido.

Bancos e carpetes

Para higienizar bancos, carpetes e outras partes em tecido, utilize produtos com alvejante ou a mesma solução com água e sabão neutro. Mas remova e seque bem o produto logo em seguida com um outro pano seco.

Esvazie a lixeira regularmente

A lixeira é um campo minado para o acúmulo de bactérias e microorganismos que podem causar doenças. Esvazie ela regularmente e, evite depositar lenços de papel ou outro objetos utilizados para higienização.

Limpe seu ar condicionado

Como não é tão frequente, muitas vezes as pessoas se esqueçam da importância da limpeza do ar-condicionado. Mas é imprescindível manter a limpeza desse espaço, uma vez que a proliferação das bactérias e fungos acontece justamente ali no filtro de ar, principalmente se tiver sujeira acumulada. Portanto, o ideal é que seja feita a limpeza a cada seis meses ou pelo menos uma vez ao ano.

Carros em estacionamento

Caso seja necessário deixar seu carro em algum estacionamento, opte por você mesmo manobrá-lo e cuidar das chaves. Evite também aquele frequente hábito que os estacionamentos têm de deixar as chaves sob o pneu ou no parabrisas, porque estes locais podem estar infectados. 

Tome esses cuidados e higienize a chave e o carro assim que pegar o carro.

Cuidado com celular e outros objetos que entram no carro

Antes de entrar e sair do veículos, limpe seu celular com álcool isopropílico e outros objetos que você vá depositar no carro. Seja bolsa, sacolas, óculos de sol e chaves, cuidado com o lugar que as coloca.

Atenção com caronas

Evite dar caronas nesse período. Mas caso seja necessário, peça para a pessoa tomar as mesmas medidas de higienização que você: limpar as mãos e objetos com álcool e não descartar lixos no carro. 

Lavagem de automóveis

O ideal é que você lave seu carro em casa agora. Contudo, se optar pela lavagem em locais especializados, procure empresas de procedência, que você confia na limpeza e garanta que a empresa esteja tomando as devidas precauções de higiene. 

Como higienizar corretamente seu carro durante a pandemia

Cuidados na hora de abastecer seu veículo

Nos postos de gasolina, evite os locais mais cheios e faça o pagamento de dentro do seu próprio veículo, sempre que possível. Também se for necessário dar a chave para o frentista, higienize as mãos e chaves assim que pegar.

A Webmotors preparou um vídeo bem bacana com mais informações sobre higienizar o carro. Confira:

Leia mais:

Sua CNH está suspensa? Você pode fazer seu curso de reciclagem 100% online!
7 motivos para você tirar sua carteira de habilitação
Os aplicativos essenciais (e grátis) para enfrentar o trânsito

Solicite um orçamento