fbpx
Combustível: como economizar?

Combustível: como economizar?

O preço do combustível sobe e desce constantemente. Inclusive, há quem não poupe esforços para atravessar cidade atrás de postos de abastecimento com os melhores preços. Isso não é nenhuma novidade. Aliás, é uma preocupação muito justa se considerarmos a importância de poupar recursos para o meio ambiente (e nosso bolso de quebra). Mas você sabia que existem diversas boas práticas de direção, e alguns bons hábitos, que podem economizar o consumo e salvar seu dinheiro? Não? Fique de olho nas dicas que separamos para vocês.

Boas práticas de direção que economizam combustível

Dirija sempre com a marcha adequada

A troca de marchas pode ser um vilão no consumo de combustível. Procure sempre deixar o giro do motor compatível com a marcha escolhida para não aumentar o esforço do carro. 

Dica: no manual do seu carro você pode encontrar as informações ideais para a troca de marchas.

Velocidade regular, moderação na aceleração e freios

Acabamos de comentar a importância de uma troca suave de marcha para melhor eficiência no consumo do combustível. Logo, algumas boas práticas devem ser listadas para melhor entendimento sobre como fazer isso. 

É importante manter uma velocidade constante. Portanto, não acelerar e frear mais do que o necessário. Além de aumentarem o desgaste do motor, essa prática pode configurar uma direção mais agressiva e perigosa.

Feche as janelas

Isso afeta o consumo de combustível? Sim! Com as janelas abertas, o ar passa a circular por dentro do carro, criando o uma força de atrito. Além disso, abrir as janelas rompe com o formato aerodinâmico do carro, também aumentando o atrito do veículo contra o ar.

Quanto mais atrito o carro tiver para desempenhar seu rendimento, maior será a força necessária para isso. Dessa maneira, maior será o consumo de combustível.

GPS

É uma observação bem sutil, que muitas vezes a gente desconsidera. Antes de pegar o carro e ir ao seu destino, procure a rota mais eficiente. Assim, além de combustível, você também poupa seu tempo.

Dica: Existem diversos apps de celular que contam com sistemas de navegação auxiliares.

Bons hábitos que podem economizar combustível

Deixe o carro mais leve

Quanto mais peso no seu carro, mais esforço ele precisará para alcançar as velocidades desejadas. Portanto, dê aquela geral que seu carro precisa constantemente. Remova aqueles itens que já estão fazendo aniversário no porta-malas. Nada de deixar peso à toa no carro. Seu carro não é depósito.

Modere o ar-condicionado

Muitas vezes não é uma opção não usar o ar-condicionado, no entanto muita gente nem o desliga depois de percorrer seu trajeto. Isto só à critério de conforto. No entanto, evite o uso desnecessário do ar-condicionado se quiser poupar combustível, isso porque o ar-condicionado usa a força do motor para operar.

A manutenção também influencia na hora de economizar

Motor

Ele é o responsável direto pelo consumo. Já que é ele quem “administra” o uso de combustível. Se essa é uma das suas importâncias, mantenha-o em dia. Um motor em bem cuidado não vai consumir além do que precisa. 

Dica: Também fique de olho nos filtros de ar, óleo e combustível.

Pneus

Uma das coisas que já dissemos nesta lista é que o atrito prejudica o rendimento do carro. Consequentemente, se seu pneu estiver murcho, mais arrasto e mais força será exigida. Pneus carecas também representam um ônus neste quesito.

Dica: Calibre seus pneus semanalmente, faça sua manutenção regularmente e, se possível, equipe seu carro com pneus verdes.

Alinhamento e Balanceamento

Ambos têm um papel importantíssimo e se relacionam com os pneus. Isto porque, quando mal feitos, não só aumentam o atrito, como também diminuem o desempenho do veículo por conta do desgaste dos pneus e trepidações.

Para concluir

Como visto, é a manutenção do carro garante uma melhor eficiência do seu veículo em relação ao consumo de combustível. Não somente isto, como essa prática garante maior segurança ao rodar por aí. 

Além de todas essas dicas, você ainda pode considerar outros hábitos para reduzir o consumo de combustível. Como adotar formas de transporte mais ecológicas, quando o uso do carro não é tão essencial ou até mesmo considerar a bicicleta ou a caminhada para trajetos mais curtos.

O meio ambiente e sua carteira agradecem!

Leia mais:

Código de trânsito: quais mudanças estão em discussão na Câmara dos Deputados?

Coronavírus: não usar máscara dá multa?

Especial Dia Mundial do Meio Ambiente

Solicite um orçamento