fbpx
CNH vencida na pandemia: prazo para a regularização terá início em janeiro de 2021

CNH vencida na pandemia: prazo para a regularização terá início em janeiro de 2021

Devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou, em março, a suspensão de prazos e processos para evitar aglomerações nos órgãos de trânsito e proteger a população contra o alto risco de contágio pelo vírus. Em junho, a Resolução 782/20 manteve a decisão acerca da suspensão dos prazos. 

No entanto, na última terça-feira (17 de novembro), o Contran decidiu revogar a Resolução 782/20 e os prazos voltam a contar a partir do dia 1º de dezembro. O prazo para renovar a CNH também está incluso na decisão e dentro dos próximos dias será divulgada a nova resolução. 

Com isso, fica previsto que as CNHs vencidas após o dia 19/02/20, que estavam liberadas por conta da pandemia e não tinham prazo para serem renovadas, agora terão uma data para a regularização do documento. 

Os prazos estabelecidos para a renovação da CNH incluem todos os condutores que tiveram a habilitação vencida em 2020, mesmo aqueles com data anterior a 19/02/20. Essa regularização acontecerá a partir do dia 1º de janeiro de 2021, seguindo os meses de validade.

Fique atento aos prazos para a renovação da sua CNH:

– Documentos com data de validade de janeiro de 2020 poderão renovar até 31 de janeiro de 2021;

– Para as CNHs vencidas em fevereiro de 2020, a renovação poderá ocorrer até 28 de fevereiro de 2021.

– Se a CNH venceu em março de 2020, a renovação poderá ocorrer até março de 2021.

– E assim sucessivamente, até atingir CNHs vencidas em dezembro de 2020, que poderão ser renovadas até dezembro de 2021.

CNHs vencidas após janeiro de 2021

De acordo com o Contran, a situação volta ao normal para os documentos que têm validade a partir de 1º de janeiro de 2021. Lembrando que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece a permissão para dirigir por até 30 dias após o vencimento da CNH. 

As CNH’s que forem renovadas antes de abril de 2021 ainda terão o prazo de validade de acordo com o CTB atual. O CTB atual estabelece que o prazo para a renovação da CNH é de cinco anos para os condutores com idade até 65 anos. Acima disso, a validade máxima é de apenas três anos. 

Leia mais:

Nova lei: crianças menores de 10 anos não poderão ser transportadas em motos

Lei da cadeirinha: entenda o que muda com o novo projeto

Carteira Digital de Trânsito agora permite pagamento de multas com até 40% de desconto

Solicite um orçamento