fbpx
CNH na pandemia: quem deve renovar e como solicitar?

CNH na pandemia: quem deve renovar e como solicitar?

Quem teve a sua carteira de habilitação vencida este ano provavelmente ainda está se perguntando se é necessário renová-la mesmo durante a pandemia do Covid-19. Há dois casos em que o motorista pode fazer a renovação, mas isso depende da data em que ela venceu.

A boa notícia é, que, para quem teve sua CNH expirada depois do dia 19 de fevereiro deste ano, pode rodar sem problemas até que a situação da pandemia e da quarentena no Brasil seja amenizada, pois os setores responsáveis do Detran, apesar de já estarem voltando a funcionar, ainda estão com suas rotinas flexibilizadas para apenas alguns casos.

Mas, para quem teve a carteira vencida antes do dia 19 de fevereiro, infelizmente precisa ir até o Detran para renová-la. Como muitos Detrans ainda não estão atendendo pessoalmente, eles possibilitam que o motorista faça o processo de renovação da CNH pelos sites, nos quais disponibilizam o atendimento virtual. Para cidades ou estados em que esse serviço não foi disponibilizado, a orientação é que o condutor aguarde a volta do atendimento presencial.

No Paraná

De acordo com a nova deliberação, devido a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), por meio do Decreto 4230/2020 do Governo do Paraná, interrompeu, desde março, o atendimento presencial em todas as unidades para preservar a segurança e saúde dos cidadãos paranaenses.

Para todo o estado, a solicitação poderá ser feita através da internet e, de acordo com o órgão, a biometria e a foto (procedimentos obrigatórios para o processo de renovação) não serão exigidas no momento. Como medida emergencial, o Detran irá usar as informações já disponíveis no banco de dados.

O condutor pode contar com a maioria dos serviços disponível nas plataformas online, no site, pelo aplicativo Detran InteliGente, ou também pelo telefone 0800 643 7373.

Leia mais:

Código de trânsito: quais mudanças estão em discussão na Câmara dos Deputados?

Não caia nas fake news sobre trânsito!

CNH Vencida: multas e renovação

Solicite um orçamento