fbpx
5 transportes mais ecológicos e sustentáveis

5 transportes mais ecológicos e sustentáveis

Quais são suas vantagens para o meio ambiente?

Já vimos que a queima de combustível fóssil não é nem um pouco ecológica muito menos sustentável. E não é só o meio ambiente é quem paga pelo preço da nossa comodidade, o aumento dos gases do efeito estufa são os principais agentes do aquecimento global.

Por isso, cada vez mais e mais as pessoas começam a se preocupar em serem mais ecofriendly e usar meios de transporte mais verdes. 

Mas o que fazer para melhorar nossa emissão de gases? Vamos ver algumas opções:

#01 Bicicletas

Elas foram inventadas já faz bastante tempo, no século 19, e nunca perderam sua funcionalidade. E o que é melhor? Não emitem gases nocivos. 

5 transportes mais ecológicos e sustentáveis

Além de serem super amigáveis para o meio ambiente elas também diminuem outros tipos de poluição. Pra ser mais preciso: a poluição sonora. isso porque elas não emitem sons tão altos como de carros e motocicletas.

E, ainda mais, nos ajudam a ficar em forma.

#02 Carros Elétricos

Se fazer exercício não é sua onda, mas você ainda se preocupa com o meio ambiente, que tal investir em um carro elétrico? Já falamos deles antes, mas vale sempre a pena reforçar que esse tipo de veículo não emite gases e são muito mais limpos que seus concorrentes de combustível fóssil.

#03 Transporte público

É, mas não é todo mundo que pode pagar o preço de um carro elétrico no Brasil, não é mesmo? Ainda existe a opção de usar o transporte público. 

Apesar de que um ônibus possa ser muito mais poluente que um carro, temos que pôr nessa equação outra lógica. Imagine quando você vê um ônibus com 30 pessoas, que é um número baixo. Essas 30 pessoas na verdade são 30 carros a menos no trânsito. Um ônibus, na verdade, é bem mais sustentável para o ecossistema do que o uso do carro dessas pessoas.

#04 Rodízio

Mas nem sempre usar o transporte público é o mais prático e ágil. Ou ainda, se dividir o espaço com esse tanto de gente parece uma ideia muito difícil, que tal dividir com menos gente? E gente que você conhece ainda por cima? Isso tudo com mais autonomia de ir e vir que os outros meios.

O rodízio não é exatamente um meio de transporte, mas é um conceito, e também não é tão novo assim, de dividir um meio de transporte entre mais pessoas que vão seguir o mesmo destino. 

Seguindo a mesma lógica das 30 pessoas do ônibus, já pensou quantos colegas você pode acomodar na viagem até o trabalho?

#05 Caminhada

E quando todos esses meios de transporte falharem, ainda temos o nosso meio de transporte mais antigo. As pernas.

Tudo bem que não é o meio de transporte mais rápido e muitas vezes pode não ser o meio de transporte mais seguro. Mas andar ainda é o meio de transporte menos poluente que todos os mencionados e, como as bicicletas, também nos deixam em forma. 

A caminhada pode não ser a mais prática, mas pode ser uma ideia na sua mente e hábitos. Nem sempre precisaremos ir no mercado com um carro ou podemos começar a considerá-la para trajetos menores.

O importante é sempre ser sustentável e proteger o nosso meio ambiente.

Solicite um orçamento