fbpx

Alteração de categoria

Início » Alteração de categoria

ATENÇÃO: CATEGORIA NÃO DISPONÍVEL NA AUTOESCOLA BELLO

O condutor que tem a categoria C em sua carteira de habilitação está autorizado a conduzir veículos que pesem mais de 3.500 kg brutos, usados em transporte de cargas. É permitido conduzir modelos como trator de esteira, trator misto e veículo motorizado especial para movimentação de cargas e de trabalho agrícola, construção, pavimentação ou terraplanagem. Quem tem a categoria C na habilitação também tem permissão para conduzir todos os veículos da categoria B e também a combinação de veículos, conhecida como reboque, contanto que o peso não ultrapasse 6.000 kg.

REQUISITOS PARA SER HABILITADO NA CATEGORIA C

É preciso ter carteira de motorista habilitada na categoria B por mais de um ano e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infração média nos últimos 12 meses que antecedem o pedido de mudança de categoria.

Para conduzir veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 8 lugares, excluído o do motorista. O condutor deverá possuir habilitação há no mínimo 2 anos para categoria B ou então ser habilitado há no mínimo 1 ano na categoria C. É válido relembrar que o condutor não poderá ter cometido infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses, ou mesmo ser reincidente no cometimento de infrações médias.

ATENÇÃO: CATEGORIA NÃO DISPONÍVEL NA AUTOESCOLA BELLO

Essa categoria envolve a condução de um veículo motorizado combinado, ou seja, uma parte em que a unidade tratora esteja nas categorias B, C ou D e a outra parte, acoplada, seja um reboque, semirreboque, articulada ou trailer e tenha mais de 6.000 kg em seu peso bruto total ou mais de 8 lugares. A habilitação nessa categoria permite, também, dirigir veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente de seu peso ou capacidade de tração.

REQUISITOS PARA SER HABILITADO NA CATEGORIA E

Ter mais de 21 anos e estar habilitado na categoria C há, pelo menos, um ano, sem ter cometido infrações graves ou gravíssimas ou ter sido reincidente nas infrações médias nos 12 meses que antecedem o pedido de mudança de categoria.

Solicite um orçamento